Novo encontro sobre o Saneamento de Ivoti: Autarquia vai apresentar estudo em 60 dias


por , 28/05/2019-14:25:18


Na segunda-feira, dia 27, uma reunião na Câmara de Vereadores deu sequência ao debate sobre Saneamento em Ivoti. Conduzida pelo diretor da Autarquia Água de Ivoti, Adriano Graeff, e pelo prefeito Martin Cesar Kalkmann, o encontro contou com a presença dos conselheiros do Conselho Municipal da Água, Cristiano GestrichPaulo Fuhr e Marcos Rafael Schossler, do presidente do Controle Interno, Cristiano Klein, e da presidente do Legislativo, Marli Heinle Gehm.

Ao final, o grupo concluiu a necessidade de um diagnóstico que possa contribuir para a área administrativa e operacional e fortalecer a gestão do Saneamento a médio e a longo prazo. "A proposta é entregarmos um estudo em 60 dias", informou Graeff, na presença do jurídico da Autarquia, Felipe Müller Nunes.

Para o prefeito, "quando se fala em qualidade de vida para a população, 7% da cidade com saneamento é um índice muito baixo". Entre as temáticas que se deseja discutir com o Conselho Municipal e com o grupo que estuda o Plano de Saneamento, são as estações de tratamento de esgoto, a agência reguladora, a adoção de cisternas, bem como, medidas para reduzir as perdas de água e ampliar a capacidade de investimento, como um fundo de saneamento.

Também é vontade da Administração em realizar audiências públicas com a comunidade. "O abastecimento, o consumo, as perdas e o tratamento de esgoto são assuntos que precisam ser tratados em conjunto", afirmou Martin.