Esclarecimento sobre a qualidade da água em Ivoti


por ADMINISTRADOR, 18/04/2019-22:33:43


Em virtude das notícias que foram compartilhadas nas redes sociais acerca da presença de agrotóxicos na água consumida no Município, a Autarquia Água de Ivoti vem prestar esclarecimento aos usuários.

As análises são solicitadas pela Autarquia a laboratórios devidamente credenciados junto aos órgãos competentes para detectar a presença, ou não, de agrotóxicos na água que abastece a rede pública do Município de Ivoti.

Esta medida, realizada semestralmente, atende à Portaria nº 320/2014 da Secretaria de Estado da Saúde do RS e à Portaria nº 2.914/2011 do Ministério da Saúde.

Até a presente data, todas as amostras analisadas atendem rigorosamente aos parâmetros exigidos pela SES/RS e Ministério da Saúde. Mais que isso, em nenhuma das amostras analisadas foi possível identificar a presença de agrotóxicos.

Para as substâncias que não possuem valores definidos para limite de detecção, entende-se que o limite de quantificação é a concentração mínima que pode ser expressa pelo laboratório como resultado analítico confiável.

Dessa forma, o laboratório optou por expressar os resultados como "menor que o limite de quantificação". Esta forma de expressar os resultados pode levar a uma interpretação equivocada de presença das substâncias pesquisadas.

NÃO HÁ, PORTANTO, MOTIVO PARA PREOCUPAÇÃO EM RELAÇÃO À QUALIDADE DA ÁGUA DISTRIBUÍDA NO MUNICÍPIO DE IVOTI.

A Autarquia Água de Ivoti preza pela qualidade da água, mantendo cronograma rígido de controle do tratamento e acompanhamento das análises da água distribuída no Município de Ivoti. Todos os laudos analíticos estão disponíveis para consulta na sede da Autarquia.