Água de Ivoti informa sobre qualidade de abastecimento


por Administrador, 09/03/2022-16:01:33


Água de Ivoti informa sobre qualidade no abastecimento.

A Água de Ivoti possui atualmente 29 pontos de captação de água (poços) em operação. O único tratamento feito na água é por desinfecção, a fim de garantir a qualidade microbiológica da água distribuída para os munícipes. Esse tratamento é necessário e obrigatório, de acordo com o Ministério da Saúde.

Em relação à divulgação de presença de bário na água distribuída no município de Ivoti, pela Água de Ivoti, informamos que este elemento é encontrado naturalmente nas águas subterrâneas e a concentração depende do bário presente nas rochas.

Para esse elemento, a concentração máxima permitida na água distribuída é de 0,70 mg/L, conforme portaria de potabilidade GM/MS n° 888 de 04 de maio de 2021, e portarias anteriores

Em dois pontos de captação os resultados de concentração de bário ficaram levemente acima do valor máximo permitido (cerca de 0,80 mg/L), sendo que isso foi informado ao Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano ? SISAGUA.

Considerando isso, a Água de Ivoti tem feito monitoramento do elemento bário na rede de distribuição e em todos os pontos ficou dentro dos limites preconizados. Essa diferença de concentração de bário no ponto de captação e na rede de distribuição ocorre pelo fato da rede ser abastecida por diferentes poços, ocasionando diluição da concentração do elemento.

A partir dessas considerações, informamos que a água distribuída no município de Ivoti, em todos pontos, é segura em se tratando de concentração de bário e de todos os demais parâmetros de potabilidade.