Significado dos Indicadores de Qualidade
Em 02/05/2015

Turbidez

Turbidez, ou turvação, é uma propriedade física dos fluidos que se traduz na redução da sua transparência devido à presença de materiais em suspensão que interferem com a passagem da luz através do fluido. Padrão de Qualidade: 0,0 a  5,0 UT. Exigência: VMP da Portaria 2.914/11-MS.

pH

pH é símbolo para a grandeza físico-química potencial hidrogeniônico (português brasileiro) ou potencial de hidrogénio (português europeu), que indica a acidez, neutralidadeou alcalinidade de uma solução aquosa. Padrão de Qualidade: 6,0 a 9,5. Exigência: Recomendação da Portaria 2.914/11-MS.

Cor

A cor de uma amostra de água está associada ao grau de redução de intensidade que a luz sofre ao atravessá-la (e esta redução dá-se por absorção de parte da radiação eletromagnética), devido à presença de sólidos dissolvidos, principalmente material em estado coloidal orgânico e inforgânico.

Cloro Residual

É a quantidade de cloro medida após a desinfecção (perda de cloro) e é usada como medida de segurança. Padrão de Qualidade: 0,20 a 5,00 mg/L. Exigência: Intervalo exigido na Portaria 2.914/11-MS.

Coliformes Totais

Os coliformes totais compõem os grupos de bactérias gram-negativas que podem ser aeróbicas ou anaeróbicas (isto dependerá do ambiente e da bactéria), não originam esporos e fermentam a lactose, produzindo ácido e gás à 35/37°C. Padrão de Qualidade: Ausente em 100mL. Exigência: VMP* Portaria 2.914/11-MS.