02 de Outubro de 2025
Ivoti - Você abre a torneira e se depara com a água saindo branca, e logo pensa que é excesso de cloro. Contaminação? Algo errado com o encanamento? Apesar de assustar, a aparência leitosa da água costuma ter uma explicação muito mais simples (e inofensiva) do que parece.
O fenômeno é causado, na maioria dos casos, pela presença de ar dissolvido na água. Ao sair da torneira, a mudança repentina de pressão faz com que esse ar se desprenda, formando microbolhas que dão à água uma coloração esbranquiçada. Em poucos segundos, ao repousar em um copo ou recipiente, essas bolhas sobem à superfície e a água volta a ficar transparente.
Por que isso acontece?
Esse efeito é mais comum em sistemas de abastecimento que utilizam redes pressurizadas, como os sistemas públicos de distribuição. Alterações na pressão interna dos tubos, manutenções na rede ou até mudanças de temperatura podem aumentar a quantidade de ar dissolvido na água.
O processo é semelhante ao que ocorre quando se abre uma garrafa de água com gás: a mudança de pressão faz com que o gás ou, nesse caso, o ar se libere em forma de pequenas bolhas. O resultado visual é uma água branca e turva, que tende a clarear sozinha em questão de segundos.
É seguro consumir essa água?
SIM! A presença de microbolhas de ar não compromete a qualidade nem a segurança da água. Trata-se de uma característica física da água, e não de contaminação química ou biológica. Não há qualquer relação com excesso de cloro ou outros produtos utilizados no tratamento.
Além disso, o fenômeno não altera o sabor, o odor ou a potabilidade da água, e não representa riscos à saúde.
As bolhas aumentam o valor da água?
Outra dúvida comum entre os consumidores é se essas “microbolhas de ar” poderiam afetar a medição feita pelo hidrômetro e, consequentemente, aumentar a conta de água. A resposta é NÃO. As bolhas se formam no momento em que saem da torneira e entram em contato com o recipiente, ou seja, não tem ligação com o valor da conta.
O que observar?
Apesar de ser um fenômeno normal, é importante estar atento a outros sinais. Caso a água apresenta coloração persistente (amarelada, marrom ou esverdeada), odor forte ou gosto metálico, pode haver outro tipo de alteração, muitas vezes associada à presença de ferro, manganês ou resíduos na tubulação. Por isso a importância de manter a limpeza regular da caixa de água da sua casa!
Nesses casos, o ideal é entrar em contato com o setor de tratamento e qualidade da água na Água de Ivoti, para receber orientações.
Água de Ivoti renova uniformes e reforça segurança das equipes
Interligação de rede envolve ruas dos bairros Jardim Bühler, Bom Jardim e Jardim Panorâmico em Ivoti
Centro de Controle da Água de Ivoti monitora o abastecimento da cidade 24 horas por dia
Readequação da rede de abastecimento é realizada entre as ruas Luiz de Camões e Eça de Queiroz, em Ivoti