Por que a água da torneira sai branca?

Isso ocorre devido à liberação de ar dissolvido na água, e não a produtos químicos. Ao abrir a torneira, a pressão torna-se menor que no encanamento e o ar é liberado. Situações assim são comuns quando o abastecimento de água é interrompido para manutenção. Ao retornar o abastecimento de água, a tubulação está com ar, o que causa água esbranquiçada. Assim que o ar sair por completo, a água volta a ser incolor.

O que significa a dureza da água?

A “dureza” da água está associada à presença de sais de cálcio e magnésio, sendo considerada “dura”, quando existem valores significativos destes sais, e “macia”, quando contém pequenas quantidades. O termo dureza foi originado em razão da dificuldade no processo de lavagem de roupas, com águas contendo elevada concentração de certos íons minerais. Isto era resultado da capacidade destes íons reagirem com sabões, evitando a formação de espuma.

O que são características físicas da água?

São aquelas que conferem propriedades físicas à água. São de importância significativa no abastecimento, porque afetam o tratamento. Decorrem da existência de substâncias dissolvidas ou em suspensão que provocam respectivamente cor e turbidez na água.

O que são características químicas?

São aquelas que conferem propriedades químicas à água. Essas características são provenientes da presença de substâncias dissolvidas que, em concentrações acima das permitidas pela legislação, podem trazer prejuízos ao organismo humano. Ex: chumbo, flúor, ferro, manganês, mercúrio, pesticidas, pH e outros.

O que são características biológicas da água?

São características relativas à presença de microorganismos do reino animal ou vegetal, patogênicos ou não, que têm seu habitat natural à água, ou nela são lançados e transportados. Ex: bactérias, fungos, vírus, protozoários, vermes e algas.

O que são características organolépticas da água?

São aquelas que impressionam os sentidos do ser humano decorrentes da presença de agentes químicos e biológicos indesejáveis na água, gerando odores e sabores repulsivos, sempre que seus teores ultrapassarem os limites permitidos.\

Por que a água entope o chuveiro e deixa a chaleira branca?

O principal motivo para isso acontecer é a “Água Dura”. A água acumula muitas substâncias dissolvidas antes de alcançar nossas torneiras. A dureza é a medida da concentração de íons de metais, como cálcio, magnésio, ferro e zinco. A maioria destas concentrações é adquirida com a água da chuva, que passa por rochas, como é o caso de Ivoti. A água dura não dissolve bem o sabão ou detergente, promove a deposição de calcário nas canalizações, máquinas de lavar roupa e louça, ferros a vapor e, por vezes, nas torneiras, chuveiros e chaleiras. O “pó branco”, que costuma aparecer na chaleira, é constituído por carbonato de cálcio, característico das águas de algumas regiões do Brasil, como é o caso de Ivoti. Não há qualquer risco à saúde pela ingestão de carbonato de cálcio (o pó branco). Portanto, a não ser por questões realmente sanitárias, a água contendo carbonato de cálcio é considerada potável, segundo os padrões de potabilidade do Ministério da Saúde, Portaria 2914, de 12 de dezembro de 2011.